Cerimônia Celta

09/08/2014 15:40

É uma forma diferente de realizar a cerimônia do casamento, unindo espiritualidade e amor para todos, celebrando o carinho, a paz e o sentimento único que vocês sentem um pelo outro. A cerimônia de casamento celta independe da religião dos noivos, não segue nenhuma religião em concreto, mas que reúne o que há de mais sagrado em cada uma delas, a União. Toda a cerimônia é baseada nos antigos costumes do povo celta, que recorriam aos elementos da natureza para abençoar os casais.

Ela tem como foco celebrar a dádiva do amor entre o casal, a bênção desse encontro, dessa escolha de estarem juntos e de dividir esse momento especial com amigos e familiares queridos. 

É emocionante toda a simbologia que envolve o momento, o ritual, os detalhes…

Cerimônia ideal para os noivos apaixonados pela natureza, que acreditam no seu poder, no poder do universo e nas energias que movem as suas vidas. É uma opção, também, para os noivos que não tem vinculo com nenhuma religião específica 

Toda a cerimônia é personalizada aos noivos, pois o amor que sentem não é igual nenhum outro, realizada com muitos detalhes e uma grande dinâmica. Tem dois tipos de formato, um mais compacto e outro mais participativo, sucedendo sempre de forma interessante e com um toque contemporâneo e atual. 

Etapas do Casamento Celta:

1. A cerimônia acolhe adeptos de todas as religiões.

E, para que todos os convidados compreendam a simbologia presente na cerimonia (já que a cerimônia possui uma riqueza muito grande de símbolos), explico aos convidados o que representa cada elemento.

2. Ritos iniciais

Entrada do noivo e dos pais do casal. Perto do altar, há uma mandala no chão que representa o ponto de união, onde o noivo espera a sua noiva.

3. Acolhida

É quando entram as crianças. Meninas jogam pétalas no chão, simbolizando pureza e graça. Já os meninos atiram sementes, símbolos da prosperidade, e tocam sinos, que representam alegria. Em seguida, entra a noiva, que encontra o noivo na mandala.

4. Purificação

Neste momento, lava-se as mãos do casal com água e sal. A água simboliza a transparência e o sal serve como catalisador de energias negativas. Em seguida, os noivos ficam ao meu lado, de frente para os seus convidados (diferentemente das outras cerimônias, onde os noivos ficam de costas).

5. homenagem e Declaração

O casal escolhe previamente uma ou duas pessoas para representar amizade, bondade e sabedoria, onde preparam um texto sobre amizade (escritos pelos próprios escolhidos) e, nesse momento, lêem para os noivos. Os padrinhos oferecem objetos especiais para os noivos, como um pote de semente para trazer prosperidade, uma mandala branca simbolizando paz ou velas representando sabedoria. Depois, acontece a “declaração do amor”, em que a noiva lê uma carta que escreveu para o noivo, e vice-versa.

6. Palavra

Falo sobre a importância das alianças e, em seguida, entram as aliança”. São parentes, geralmente crianças, escolhidos pelos noivos, que entregam os anéis para a celebrante

7. Alianças

Os pais dos noivos se aproximam do casal e seguram as alianças. Os noivos fazem uma leitura de agradecimento aos pais e, depois, a família da noiva entrega a aliança dela para o noivo, e vice-versa. Este momento significa que a família está acolhendo aquela pessoa.

8. Troca de alianças

Sobre a mesa do altar ficam alguns objetos representando os quatro elementos da natureza. Peço para que o casal seja abençoado pela terra, representada por um prato de sal. A bênção do elemento água vem quando os noivos bebem um cálice com o líquido. O casal acende um incenso, cuja fumaça representa o ar, e uma vela, que simboliza a chama do amor. Por fim, as alianças são lavadas com água, Os noivos, finalmente, trocam as alianças.

9. Bênção final

A celebrante declara que os noivos foram unidos pelo poder do amor e da escolha, e, então, o noivo pode beijar a noiva. Os recém-casados deixam o local juntos, enquanto todos os presentes aplaudem sua saída.

 
Voltar